Quem somos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Albergue Noturno de Itu foi fundado no dia 1.º  de julho de 1951, pelos frequentadores do Centro Espí­rita de Itu, liderados pelo Tenente do Exército Brasileiro, o Sr. José Gregório do Nascimento, que sentiu na época a necessidade de criar um local para atender os moradores de rua e principalmente migrantes que chegavam a Itu para trabalhar nas fazendas de café.


Durante décadas, o Albergue Noturno de Itu vem mantendo suas atividades, dando abrigo provisório a migrantes, e pessoas em situação de rua da cidade de Itu, com todo amor e caridade de sempre.

Até o ano de 2020, o Albergue de Itu realizava ininterruptamente um trabalho de acolhimento e assistência a esta população marginalizada e muita vezes esquecida pela sociedade.  São os "chamados invisíveis", pois passamos por eles nas ruas e não os vemos, mantido pelos trabalhadores do Centro Espírita de Itu e pela colaboração e doação da comunidade.

Atualmente a Instituição acolhe as pessoas em situação de rua através do Projeto Domingo sem fome.

A Campanha Domingo Sem Fome foi criada pensando na dificuldade que as pessoas em situação de rua tem de conseguir o almoço de domingo. São distribuídas cerca de 60 marmitex todos os domingos das 12:00 às 13:30.

Estima-se que existem cerca de 130 pessoas em situação de rua no município de Itu, fora os migrantes que passam diariamente pela cidade.

Search