(11) 4023-0085
albergue.itu@ig.com.br
(11) 98818-7989
Em fevereiro de 1937, um grupo de simpatizantes do Espiritismo, liderados pelo Sr. José Gregório do Nascimento, tenente do Exército Brasileiro, achou por bem fundar um Centro aonde pudessem estudar e divulgar a Doutrina Espírita, fato que ocorreu em 20 de Fevereiro do mesmo ano.
Em 1951, percebeu-se em Itu um aumento significativo de moradores de rua e principalmente migrantes que vinham em busca de trabalho na lavoura do café que chegavam em Itu com suas famílias, sem qualquer condição de moradia, e ficavam à rua até conseguirem acomodação.
Condoídos com esta situação, Tenente Gregório e demais membros do Centro Espírita de Itu resolveram criar o Albergue Noturno de Itu, sendo a data oficial de fundação dia 01 de Julho de 1951, embora já acolhessem esta população desprovida há alguns anos.
Funcionando diariamente de segunda a segunda, das dezoito às seis horas da manhã, o Albergue Noturno de Itu, atende homens, mulheres e crianças somente acompanhadas de seus responsáveis.
Aos usuários, após recepção e triagem é fornecido um kit com toalha, sabonete, pijama e chinelos, e após o banho recebem alimentação, e aos que assim desejarem, é cedido local para pernoite. Na manhã seguinte recebem café da manhã e se retiram da Entidade, recebendo orientação quanto aos serviços oferecidos pelo município.
Alguns preferem somente fazer sua higiene e jantar, não pernoitando na Instituição.
Até meados de 2015, o Albergue Noturno de Itu atendia cerca de 200 indivíduos ao mês. Mas com o reordenamento determinado pelo MDS e Conselho Nacional da Assistência Social, que não permite acolhimento de mais de quatro pessoas por dormitório, tivemos que reduzir o número de atendidos, resultando hoje uma média 50 pessoas ao mês e no máximo 16 pessoas/dia.
O Albergue Noturno de Itu foi fundado no dia 1º de julho de 1951, pelos frequentadores do Centro Espírita de Itu, liderados pelo Tenente do Exercito Brasileiro, o Sr. José Gregório do Nascimento, que sentiu na época a necessidade de criar um local para atender os moradores de rua e principalmente migrantes que chegavam a Itu para trabalhar nas fazendas de café.
Desde então, o Albergue Noturno de Itu vem mantendo suas atividades ininterruptamente, dando abrigo provisório a migrantes e pessoas em situação de rua da cidade de Itu, com todo amor e caridade de sempre.
É mantido pelos trabalhadores do Centro Espírita de Itu; recebe doações de algumas pessoas e empresas e possui também convênio com a Secretaria Estadual da Promoção Social.
O Albergue realiza nestes 64 anos ininterruptos, trabalho de acolhimento e assistência a esta população marginalizada e muita vezes esquecida pela sociedade. São os “chamados invisíveis”, pois passamos por eles nas ruas e não os vemos. Estima-se que existe aproximadamente 250 pessoas em situação de rua no município de Itu, fora os migrantes que passam diariamente pela cidade.
O Albergue Noturno de Itu foi fundado em 01/07/1951, pelos frequentadores do Centro Espírita de Itu