(11) 4023-0085 albergue.itu@gmail.com (11) 98818-7989

demo




Por: Rita Ramos Cordeiro

Uma oportunidade de vida para quem precisa recomeçar

O Albergue Noturno de Itu, através do Projeto Florescer, atende desde maio de 2020, aproximadamente 20 famílias venezuelanas e ituanas, totalizando cerca de oitenta pessoas.


Inicialmente, o trabalho se deu por um contato do Projeto Brasil - Um coração que acolhe, mantido pela Fraternidade Sem Fronteiras, solicitando ajuda para hospedar e abrigar temporariamente uma família venezuelana que veio morar na cidade de Itu.




Fonte:
ASDBNotícias

A Insegurança alimentar afeta 9% da população em todo Brasil

Por: Rita Ramos Cordeiro - Imagem: Mumtahina Tanni no Pexels

Segundo uma pesquisa realizada pela Rede Penssan – Rede Brasileira de Pesquisa e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional através do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da pandemia a Covid-19, 19 milhões de pessoas enfrentaram algum tipo de Insegurança alimentar no Brasil no final de 2020.

O que é insegurança alimentar?

Fonte: Fraternidade Sem Fronteiras - Por: Natália Pereira e Alline Gois

A fraternidade que existe dentro de nós foi despertada no coração de um grupo de voluntários da cidade de Itu (SP) ao se unirem para ajudar famílias venezuelanas que chegam ao Brasil. O Florescer em Itu é uma iniciativa da terapeuta e voluntária do Albergue Noturno de Itu, Sandra Gandolphi Arroio, 50, que ao conhecer a paciente Danielle Gimenes, voluntária da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), sensibilizou o coração com a história de uma família venezuelana de Manaus, que estava em situação de vulnerabilidade na cidade.

Por ser voluntária do albergue, Sandra sentiu a oportunidade de acolhimento para essa família que estava ali. Com o apoio da FSF, por meio da Danielle, e da coordenadora do albergue, os familiares foram abrigados por um tempo até que tudo fosse adaptado, doações fossem recebidas e pertences básicos. A partir disso, as questões sobre a interiorização começaram a ser colocadas em pautas. No início de 2020, em meio a pandemia e apesar das dificuldades, os voluntários não mediram esforços para ajudar os venezuelanos.

 




Fonte:
Agência de Notícias de Salvador - Imagem: Pixabay

Por trás de cada pessoa em situação de rua há um motivo diferente para a condição de vulnerabilidade em que se encontra. Um desses motivos pode ser a falta de dinheiro para retornar para a sua cidade e estado de origem. Para ajudar essas pessoas, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) disponibiliza o auxílio viagem, uma modalidade de provisão de caráter temporário, de modo a garantir ao cidadão e às famílias condições dignas de retorno aos seus lares.

Esse ano, 15 auxílios viagem já foram concedidos, com um montante investido de quase R$8 mil. No ano passado foram concedidos 31 auxílios do tipo, resultando em um investimento de R$9,2 mil. O acesso ao auxílio se dá por meio dos serviços e atendimentos prestados pela Sempre, a exemplo da abordagem social, do atendimento nos Centros POP e no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar).



O Albergue Noturno de Itu foi fundado em 01/07/1951, pelos frequentadores do Centro Espírita de Itu

Localização

Rua Maestro José Vitório, nº 70
Centro - Itu - SP
CEP: 13.300-075
 

Fone : (11) 4023-0085

Nosso whats : (11) 9 8818-7989